Quem Somos

O Observatório de Saúde Juvenil do Alentejo (OSJA), criado em 2019, é constituído por investigadores da Universidade de Évora/Escola Superior de Enfermagem São João de Deus (ESESJD/UÉ) e por parceiros de diversas instituições, nomeadamente: Unidade de Intervenção Local em Comportamento Aditivos de Évora / DICAD da ARS Alentejo; Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares – Direção de Serviços da Região Alentejo; Departamento de Saúde Pública da ARSA.

Integra o projeto “Conhecer Global Atuar Local”, projeto de avaliação diagnóstica e intervenção no âmbito dos comportamentos de risco e consumo de substâncias psicoativas.

A avaliação do perfil do uso de drogas numa dada população permite o desenvolvimento de programas mais realistas e ainda, quando a pesquisa é realizada sistematicamente, passa a representar um indicador fundamental para a avaliação dos resultados de intervenções eventualmente implementadas num dado período de tempo.

Neste quadro, torna-se pertinente e oportuno a concretização deste estudo e o envolvimento de toda a comunidade escolar assim como parceiros estratégicos com atuação na área da saúde, educação, investigação e intervenção social.